Ducati DesertX desembarca no Brasil

A Ducati traz ao Brasil a sua travel enduro desbravadora, com identidade marcante e de forte caráter on e off road.

A DesertX é uma moto com uma intensa atitude off-road, que efetivamente amplia os limites do que pode ser feito com uma Ducati. Dunas do deserto, caminhos off-road estreitos, estradas de cascalho e curvas montanhosas: com DesertX, os sonhos dos viajantes não conhecem mais limites.

Equipada com roda dianteira de 21″ e traseira de 18″, a nova DesertX foi projetada para enfrentar até o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road, combinado com a valiosa experiência em estrada da Ducati, dá vida a uma moto responsiva e fácil de abordar, à vontade em qualquer rota e asfalto.

A Ducati inspirou-se num projeto do passado e em 2019 nasceu o projeto DesertX, quando a Ducati apresentou o conceito homônimo ao público, gerando uma forte e positiva reação dos motociclistas de todo o mundo.

Este importante feedback deu à fabricante de Bolonha o impulso decisivo para transformar aquele conceito nesta motocicleta funcional, competente e eficaz.

O design da DesertX representa uma interpretação contemporânea das linhas das motocicletas de Enduro dos anos 80, criadas pela Ducati Centro Stile de acordo com critérios de essencialidade e robustez.

A moto é visualmente composta três macroelementos: um volume único que inclui o tanque e as proteções laterais, o banco e o para-brisa que incorpora o distinto farol duplo e reforça ainda mais a singularidade desta moto.

Além disso, a ênfase estilística é dada pelo uso de áreas em preto e branco. As superfícies em contato com o piloto são devidamente amplas e harmoniosamente conectadas para melhor suportar todas as fases da pilotagem off-road.

O layout do chassi da nova Ducati DesertX inclui um novo quadro de treliça de aço, que funciona em combinação com suspensão de longo curso com configurações dedicadas, para garantir uma operação eficaz mesmo nas condições off-road mais exigentes.

A otimização de todos os componentes resultou em uma moto eficiente, toda embalada em 202 kg (peso seco). As escolhas em termos de chassis fazem da DesertX uma moto fácil de pilotar e capaz de dar a dose certa de sensação e segurança em qualquer superfície. Além disso, a nova DesertX oferece uma grande capacidade de absorção das imperfeições da estrada.

Na frente da suspensão, a DesertX se destaca por seu ajuste premium. É oferecida com garfo Kayaba invertido de 46 mm de diâmetro com curso de 230 mm e monoamortecedor Kayaba. Ambos os elementos são ajustáveis em compressão, rebote e pré-carga. O monoamortecedor Kayaba é perfeitamente casado com o braço oscilante de alumínio e permite um curso da roda traseira de 220 mm.

Além disso, a nova DesertX tem uma generosa distância ao solo de 250 mm, o que resulta particularmente adequado para aventuras off-road mais extremas.

Vale ressaltar que a nova DesertX traz pneus de tamanho inédito para uma Ducati: 21″ na frente e 18″ na traseira.

Os pneus do equipamento original são Pirelli Scorpion Rally STR, com medidas: 90/90-21 e 150/70-18, a escolha perfeita para uma utilização verdadeiramente polivalente da moto.

A DesertX estará também homologada para equipar pneus de orientação off-road (90/90-21 e 150/70-18), e pneus de estrada nas medidas 90/90-21.

Como todas as motocicletas Ducati, o sistema de freios desta nova moto se beneficia da função ABS Cornering. A dianteira apresenta pinças radiais monobloco Brembo M50 com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial com alavancas ajustáveis e discos duplos de 320 mm com flanges de alumínio. Na traseira, a moto monta um único disco de 265 mm de diâmetro no qual funciona uma pinça flutuante de pistão duplo, sempre da Brembo. A regulação da potência de frenagem foi concebida para oferecer uma grande modulação tanto em condução fora de estrada como em pisos escorregadios, para não falar do fato de garantir a dose certa de potência na utilização em estrada.

A ergonomia da nova DesertX foi desenvolvida ao longo de longas e exigentes sessões de testes off-road e no asfalto. A triangulação assento-pedaleiras-piloto dá o seu melhor em pé e oferece um bom nível de conforto mesmo em estrada. O resultado final é uma moto com uma área de ajuste extremamente estreita e superfícies perfeitamente conectadas que garantem ao piloto o máximo controle e dirigibilidade.

O banco tem 875 mm de altura. A combinação de uma curva interna da perna particularmente estreita e a conformidade inicial da suspensão garantem um bom contato com o solo. A altura do banco ainda pode ser reduzida por meio de um banco rebaixado (disponível como acessório); a altura do banco pode ser ainda mais reduzida.

Os técnicos da Ducati também trabalharam duro em um conjunto completo de conteúdos, que tornam a DesertX uma verdadeira ferramenta divertida em qualquer estrada. A posição de condução, por exemplo, resulta ainda mais confortável para o condutor e para o passageiro, graças à definição da forma e do acolchoamento direcionados para cada um dos dois bancos. A gestão do calor foi estudada nos seus pormenores com aberturas e fluxos de ar fresco, enquanto a proteção aerodinâmica é assegurada pelo grande cuidado na definição da forma e tamanho da carenagem original e do acessório ainda mais protetor.

A autonomia adequada para enfrentar viagens mais longas é garantida pelo tanque de combustível com mais de 21 l de capacidade, oferecendo assim a possibilidade de montar mais um tanque (disponível como acessório) na parte traseira, acrescentando mais 8 l de combustível. A transferência de combustível do tanque traseiro para o dianteiro é ativada quando o nível de combustível no tanque principal cai abaixo de um determinado nível e pode ser ativada no painel.

A DesertX também tem uma excelente capacidade de carga, quase 120 l de volume disponível incluindo malas e top case de alumínio. A escolha específica dos pneus sem câmara permite aliar uma excelente performance “todo-o-terreno” a uma boa aderência em todas as condições de asfalto e é funcional para a viagem, pois garante a melhor proteção possível contra os furos típicos das sessões todo-o-terreno.

O admirado motor Testastretta 11° Desmodrômico de 937 cm3 refrigerado a líquido é o coração do novo DesertX. Caracterizado por uma excelente confiabilidade, este motor debita 110 cv @ 9.250 rpm e um torque máximo de 9,4 kgf.m @ 6.500 rpm na configuração Euro5.

O desempenho sólido da Ducati é combinado com uma entrega regular e sempre gerenciável, proporcionando ao piloto uma moto capaz de enfrentar qualquer rota com grande confiança. O motor pode contar com todas as melhorias já vistas na Monster e na Multistrada V2, incluindo a embreagem de 8 discos extremamente leve e compacta e a caixa de câmbio equipada com um tambor montado sobre rolamentos para reduzir o atrito e melhorar a precisão e suavidade nas trocas de marcha. Isso contribui também para a redução do peso total do motor em 1,7 kg em relação à versão anterior.

Para oferecer o melhor desempenho em passeios off-road e em vários usos, o Testastretta 11° foi especificamente otimizado. Na verdade, as relações foram reduzidas em todas as marchas até a quinta, para garantir o melhor comportamento off-road. A primeira e a segunda marchas, em particular, são muito mais curtas, para facilitar as fases de condução em baixa velocidade de certas passagens difíceis típicas do uso off-road. A sexta marcha é longa adequadamente para facilitar o manuseio em rodovias, mantendo baixas rotações do motor; isto significa um consumo de combustível contido e um maior nível de conforto.

Uma menção especial aos sistemas eletrônicos de última geração, que oferecem desempenho e segurança de primeira linha também em termos de auxílio ao piloto. Na verdade, a nova DesertX vem com 6 Riding Modes trabalhando em combinação com 4 Modos de Pilotagem – Full, High, Medium, Low – que modificam a potência e a capacidade de resposta do motor Testastretta.

As principais novidades são as configurações específicas para o Enduro Riding Mode e a introdução do novo Rally Riding Mode, além de Sport, Touring, Urban e Wet.

Para ser preciso, o Enduro Riding Mode, graças à potência reduzida e às configurações de controle especialmente projetadas, permite ao piloto enfrentar as estradas de terra mais exigentes com maior segurança e facilita a condução off-road para usuários menos experientes.

O Rally Riding Mode, por outro lado, com potência total do motor e controles eletrônicos reduzidos, é projetado para pilotos mais experientes que desejam aproveitar ao máximo o desempenho off-road do DesertX.

Cada Riding Mode, também graças à presença da Bosch IMU (Inertial Measurement Unit), pode alterar o caráter da moto de acordo com a entrada do piloto, atuando nos níveis de intervenção dos vários controles eletrônicos: Controle de Freio do Motor (EBC), Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down e ABS Cornering.

O ABS Cornering, em particular, pode ser definido em 3 níveis para poder se adaptar a qualquer situação e habilidade do piloto. Nos Riding Modes dedicados ao off-road (Enduro e Rally), o ABS Cornering também pode ser totalmente desativado através do switch cube com um botão específico.

O painel da DesertX, orientado verticalmente e posicionado para oferecer informações claras também em stand-up, apresenta um display colorido TFT de 5″ de alta resolução. A instrumentação está preparada para integrar o Ducati Multimedia System que permite ao piloto conectar o telefone, ativando assim novas funções como música e chamadas recebidas/efetuadas ou navegação Turn-by-Turn** (opcional), que exibe as direções diretamente no painel.

O piloto tem a oportunidade de escolher entre dois modos de informação padrão: Standard e Rally. A opção Standard fornece todas as informações da estrada: tacômetro e velocímetro são claramente visíveis, bem como a marcha engatada, nível de combustível e outras informações úteis sobre a viagem. A função tripmaster está presente no Info Mode Rally. Isso replica a operação do tripmaster usado em motos de rali e permite ajustar manualmente a indicação do hodômetro, usando os botões do bloco de controle.

Os recursos tecnológicos premium também são representados pelo sistema de iluminação, que é full LED. O farol dianteiro duplo possui dois módulos polielipsoidais de função dupla com luz diurna (DRL) e foi projetado para garantir excelente visibilidade, particularmente importante para uma motocicleta capaz de trafegar em todas as condições.

A luz traseira está equipada com o Ducati Brake Light, um sistema particular que, em caso de travagem brusca, ativa automaticamente o piscar da luz traseira para alertar os veículos seguintes, uma solução que melhora ainda mais a segurança do condutor.

* Apenas em países onde vigora a legislação Euro 5

**Ducati Multimedia System e navegação Turn by Turn são acessórios. A disponibilidade desses serviços pode variar dependendo do país, modelo do smartphone e versão do sistema operacional.

Ducati DesertX

Pintura na cor: “Star White Silk”

Equipamento padrão principal
› Motor Testastretta 11° de 937 cc, 110 cv @ 9.250 rpm e 9,4 kgf.m @ 6.500 rpm

› Escape com silenciador simples

› Estrutura tubular em treliça de aço com braço oscilante de dupla face em alumínio fundido

› Capacidade do tanque de combustível de 21 litros

› Aros com raios Tubeless com pneus Pirelli Scorpion Rally STR nos tamanhos 90/90-21 na frente e 150/70 R18 na parte de trás

› Garfo dianteiro totalmente ajustável KYB de 46 mm com curso de 230 mm

› Amortecedor KYB totalmente ajustável com curso de 220 mm

› 6 modos de pilotagem personalizáveis (Sport, Touring, Urban e Wet, além de Enduro e Raly)

› 4 modos de potência em 3 níveis de potência

› Bosch ABS Cornering 3 níveis

› DTC 8 níveis

› Ducati Wheelie Control

› Controle do freio motor

› Instrumentação colorida TFT de 5″

› Ducati Brake Light

› Ducati Quick Shift Up & Down (DQS)

› Ducati Cruise Control

› Sistema de iluminação Full LED

Preço público sugerido: R$ 97.990,00

Disponível nas concessionárias Ducati a partir de 28 de junho/2023.

Design

A DesertX segue os critérios de robustez e essencialidade. Os designers da Ducati se focaram numa estética minimalista que pretende comunicar durabilidade e prontidão para o uso.

A moto é visualmente composta por três macroelementos: um volume único que inclui o tanque de combustível e os painéis laterais, o assento e o para-brisas que integra a distintiva dupla ótica. Esta interpretação estilística é enfatizada pelas cores preto e branco que se alternam em diferentes áreas. As superfícies em contato com o piloto são grandes e bem ligadas para facilitarem o movimento, especialmente na condução off-road.

Na DesertX podemos encontrar todos os elementos estéticos que ajudaram a tornar lendárias as motos dos grandes ralis africanos, revisitados num estilo contemporâneo. Cada pormenor foi desenhado para ser funcional. Assim, os próprios elementos técnicos tornam-se elementos que caracterizam a moto, como é o caso da proteção de cárter conferindo à DesertX uma imagem ousada e aventureira.

A ênfase do design foi colocada em alguns elementos, que são capazes de maximizar o caráter tecnológico da moto. Entre estes a zona frontal certamente que se destaca, criando uma composição completamente nova e causando um grande impacto logo à primeira vista. O para-brisas funde-se com a ótica e a dupla DRL full-LED está desenhada à sua superfície, um elemento que torna este modelo inconfundível.

A aptidão da DesertX para viagens é sublinhada pelas escolhas de design, como a possibilidade de remover o assento do passageiro se estiver a viajar sozinho para criar espaço extra. Para os adeptos das viagens longas, é também possível acrescentar um tanque adicional traseiro de 8 litros.

Ergonomia

A ergonomia é o aspeto da DesertX que recebeu a mais cuidadosa consideração pelos pilotos de teste da Ducati durante a fase de desenvolvimento. Uma moto com estas características tem de ser capaz de oferecer tanto o máximo controle na condução em pé típica do off-road, mas também um bom nível de conforto ao conduzir na estrada. Por esta razão, a triangulação assento-pedaleira-piloto só foi aprovada após incontáveis testes em diversos tipos de terreno e longas sessões de testes em asfalto.

O resultado é uma moto com uma zona de conforto extremamente estreita e superfície altamente arredondadas. Esta estrutura permite ao piloto mover-se facilmente na condução em off-road, evitando assim contatos potencialmente incômodos.

A distância entre o assento e as pedaleiras foi desenhada para tornar a clássica transição de sentada para condução em pé o mais natural possível. É precisamente na condução em pé que o piloto pode encontrar a perfeita triangulação ergonômica, desenhada para dominar a moto em quaisquer condições, graças também ao largo guidão com uma curvatura tipicamente off-road.

O assento está a 875 mm de altura. A combinação de um arco interior das pernas particularmente estreito e a regulagem inicial da suspensão assegura um bom contato com o solo. A altura do assento pode ser reduzida através de um assento rebaixado (disponível como acessório); graças a um kit específico, a altura do assento pode ser reduzida ainda mais.

Uma moto sem limites

A DesertX é uma moto com uma forte aptidão para viajar em qualquer terreno. A sua capacidade de carga é de 240 kg e as malas de alumínio, disponíveis como acessórios, têm um volume total de 76 litros, que se podem tornar 117 litros em combinação com o top case.

A natureza aventureira da moto fica também expressa através dos 21 litros de capacidade do tanque de combustível e pela disponibilidade, como acessório, de um tanque traseiro com uma capacidade de 8 litros. A transferência de combustível da traseira para o tanque da frente é disponibilizada quando o nível de combustível do tanque principal fica abaixo de um certo nível e pode ser ativada a partir do painel de instrumentos.

A Ducati também trabalhou numa série de características que permitem desfrutar da DesertX em qualquer tipo de estrada: a posição de condução é confortável tanto para o condutor como para o passageiro, graças à definição de um formato e estofamento estudados para cada um dos dois assentos. A gestão do calor é estudada ao pormenor com aberturas e fluxos de ar fresco, enquanto a proteção aerodinâmica é assegurada pelo grande cuidado posto na definição da forma e dimensões do para-brisas original e naquele disponível como acessório, ainda com maior proteção.

Motor

O motor da DesertX é o bem conhecido: o muito apreciado bicilíndrico Ducati Testastretta 11° de 937 cc com distribuição desmodrômica. Nesta configuração Euro 5* o motor entrega 110 cv de potência máxima à 9.250 rpm e 9,4 kgf.m de torque máximo às 6.500 rpm.

Este motor caracteriza-se por uma excelente confiabilidade e a capacidade de combinar a performance Ducati com uma entrega de potência suave e sempre controlável, colocando nas mãos do condutor um uma moto capaz de enfrentar qualquer estrada com grande eficácia.

A mais recente evolução do motor Testastretta 11° que equipa a DesertX herda todos os melhoramentos introduzidos neste motor, primeiro na Monster e mais tarde na Multistrada V2. A embreagem de 8 discos é extremamente leve e compacta, contribuindo assim, junto com outros elementos do motor, para uma redução de 1,7 kg no peso total do motor, relativamente à anterior versão.

Caixa de velocidades dedicada

Desenhado para disponibilizar a melhor performance possível em off-road e em várias utilizações, o motor da DesertX está equipado com uma caixa de velocidades em linha com o uso pretendido para a moto. De fato, a caixa de velocidades tem diferentes relações dedicadas em relação à Multistrada V2. As relações foram encurtadas de um modo geral em todas as velocidades até à quinta, para assegurar um melhor comportamento em todo-o-terreno. A primeira e a segunda velocidades, em particular, são muito mais curtas (14.3% e 8.7% em relação à Multistrada V2), de modo a facilitar as fases de condução a baixa velocidade em certas passagens difíceis típicas do uso em off-road. A sexta velocidade é adequadamente longa para facilitar o uso em estrada mantendo velocidades baixas do motor; isto significa um consumo de combustível contido e um maior nível de conforto.

A caixa de velocidades trabalha conjuntamente com o DQS Up & Down (Ducati Quick Shifter) com uma estratégia desenvolvida especificamente para este modelo, ativa em ambos os sentidos.

Os intervalos de manutenção da DesertX estão agendados a cada 15.000 km ou 24 meses, com a verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km.

Ciclística

O desenho adotado para a ciclística da nova Ducati DesertX inclui um novo quadro de treliça em aço, que trabalha em combinação com uma suspensão de curso longo com regulações específicas, para assegurar um funcionamento eficaz em todas as condições.

A otimização de todos os componentes conduziu à criação de uma moto extremamente eficiente, com um peso a seco de 202 kg. As escolhas feitas em termos de ciclística tornam a DesertX numa moto fácil de conduzir, que inspira confiança e segurança em todos os tipos de estradas, mesmo as mais irregulares.

Suspensão específica para uso em off-road

Em termos de suspensão, a DesertX destaca-se pelos seus equipamentos profissionais e de alto nível. O garfo Kayaba invertido de 46 mm de diâmetro oferece impressionantes 230 mm de curso e é ajustável em compressão, extensão e pré-carga. O monoamortecedor, também Kayaba, também é ajustável em compressão, extensão e pré-carga e, através do braço oscilante de alumínio, permite um curso da roda traseira de 220 mm. A DesertX tem uma generosa distância ao solo de 250 mm, particularmente importante para a condução off-road mais extrema.

Rodas e Pneus

Os pneus do equipamento original são Pirelli Scorpion Rally STR, com medidas: 90/90-21 e 150/70-18, a escolha perfeita para uma utilização verdadeiramente polivalente da moto.

A DesertX estará também homologada para equipar pneus de orientação off-road (90/90-21 e 150/70-18), e pneus de estrada nas medidas 90/90-21.

Freios

A DesertX está equipada com freios Brembo com função ABS Cornering. O sistema dianteiro é caracterizado pela presença de pinças radiais Brembo M50 monobloco com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial e dois discos dianteiros de 320 mm com flanges em alumínio.

Atrás, por outro lado, podemos encontrar um único disco de 265 mm de diâmetro com uma pinça flutuante de dois pistões, novamente Brembo. As definições da potência de frenagem foram estudadas para oferecer a potência ideal numa utilização em estrada, mas também para ser bastante modulável na condução em off-road e em superfícies difíceis.

Eletrônica

A segurança e performance da DesertX são também garantidas pelos seus sistemas eletrônicos, que representam o melhor que se faz em termos de assistência à condução.

A DesertX está equipada com 6 Riding Modes, trabalhando em combinação com 4 Power Modes – Full, High, Medium, Low – que modificam a potência e a resposta do motor Testastretta. As principais novas características são definições específicas para o Riding Mode Enduro e a introdução do novo Riding Mode Rally, para além dos modos Sport, Touring, Urban e Wet.

O Riding Mode Enduro, graças à potência reduzida e às definições de controle especialmente desenhadas permite enfrentar até as mais exigentes estradas de terra com maior segurança e torna-as mais fácil aos pilotos menos experientes. O Riding Mode Rally, por outro lado, com toda a potência do motor e controles eletrônicos reduzidos, é desenhado para condutores mais experientes que querem dominar plenamente a performance em off-road da DesertX.

Cada Riding Mode disponível faz uso da Bosch IMU (Unidade de Medição Inercial) para atuar nos níveis de intervenção dos vários controles, modificando o caráter da moto de acordo com as escolhas e capacidade do condutor.

A DesertX conta com o EBC (Engine Brake Control), ajustável em três níveis, que permite uma diferente modulação do freio-motor de acordo com o estilo de condução e uso do veículo.

O DTC (Ducati Traction Control) é regulável em oito níveis e o DWC (Ducati Wheelie Control) em quatro níveis.

O ABS pode ser regulado em três níveis para se adaptar a qualquer situação e ao nível de experiência do condutor. Especificamente:

– Nível 3: seguro e estável com a funcionalidade Cornering dedicada ao uso na estrada

– Nível 2: off-road, ativo à frente e com um bloqueio parcial permitido na traseira

– Nível 1: off-road, ativo apenas à frente

O ABS pode ser completamente desativado através do bloco de comandos com um botão específico, mas apenas nos Riding Modes Enduro e Rally.

6 RIDING MODES

Riding Mode Sport

O Riding Mode Sport é, de longe, aquele com melhores prestações no asfalto. Com este Riding Mode o motor conta com as máximas prestações, debitando o total dos 110 cv e oferecendo a resposta mais direta disponível ao acelerador.

Riding Mode Touring

Para o Riding Mode Touring, a potência máxima do Testastretta desce para os 95 cv e a resposta do motor torna- se mais suave e reservada. A segurança ativa é aumentada pelo maior nível de intervenção do DTC e DWC.

Riding Mode Urban

A potência do motor no Riding Mode Urban é reduzida para 75 cv e a resposta do acelerador é suave, tal como no Riding Mode Touring. O DTC e o DWC passam para um elevado nível de intervenção.

Riding Mode Wet

O Riding Mode Wet foi desenhado para situações de asfalto molhado. Neste modo, o nível de intervenção dos controles eletrônicos está regulado para o máximo, para assegurar uma maior segurança e estabilidade até em situações imprevistas.

Enduro Riding Mode

O Riding Mode Enduro foi estudado para ser eficaz em qualquer situação de off-road, mesmo para condutores menos experientes. O Power Mode Medium limita a potência máxima do motor a 75 cv, mas a resposta do motor é rápida, de modo a ter sempre a reatividade necessária para superar quaisquer obstáculos que possam ser encontrados. Neste Riding Mode o ABS pode ser completamente desativado através de um botão específico.

Riding Mode Rally

Este é o Riding Mode de melhores prestações dedicadas ao off-road, aquele que permite aos condutores mais experientes dominarem todas as capacidades que a DesertX pode expressar fora de estrada. O motor entrega 110 cv e a resposta do motor é particularmente imediata, para permitir superar obstáculos com apenas um rápido rodar do punho. O DWC é desativado e o DTC é regulado para um nível baixo, permitindo um deslizar controlado da roda traseira. O ABS está definido para o nível 1 por padrão, mas pode ser desativado usando o botão específico.

Instrumentação

A DesertX está equipada para oferecer a melhor visibilidade possível também durante a condução em pé. A tela foi desenhada para permitir a integração do Ducati Multimedia System*, que permite conectar o smartphone, ativando assim novas funções como o controle da música, gestão de chamadas e navegação Curva-a-Curva (opcional) com indicações diretamente no painel de instrumentos.

O painel oferece a possibilidade de escolher entre dois Info Modes: Standard e Rally.

No modo Standard, toda a informação necessária para a condução em estrada é exibida: tacômetro e velocímetro são claramente visíveis, bem como a mudança engrenada, o nível de combustível e outras informações necessárias para a viagem.

Sistema de iluminação

As características tecnológicas premium estão também representadas pelo sistema de iluminação, que é full LED. A dupla ótica dianteira tem dois módulos polielipsoidais de dupla função com Daytime Running Light (DRL) e foi desenhada para assegurar uma excelente visibilidade, particularmente importante para uma moto capaz de viajar em todas as condições. O farol traseiro está equipado com Ducati Brake Light, um sistema particular que, em caso de frenagem súbita, ativa automaticamente o piscar da luz traseira para alertar os veículos que seguem atrás, uma solução que melhora ainda mais a segurança do piloto.

Acessórios & Equipamentos

Uma moto tão multifacetada pode ser ainda mais customizada de acordo o seu próprio espírito e disposição, percorrendo a vasta gama de acessórios Ducati performance.

Entre os itens mais apelativos temos: o assento rally, que une os assentos do condutor e do passageiro para maior eficácia em atividades off-road, e o tanque adicional de 8 litros. A experiência de viagem pode ser ainda melhorada com as malas laterais em alumínio que, em combinação com a top case, dão à moto uma capacidade total de bagagem de 117 litros, focos em LED, descanso central e manoplas aquecidas.

Também estão disponíveis o escapamento aprovado pela Termignoni e o escapamento de corrida Termignoni, que graças ao mapeamento dedicado aumenta os valores de potência e torque em +7%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *