Os fabricantes lançarão novidades em praticamente todos os segmentos de picapes neste ano.
Pelo menos no que diz respeito à indústria automobilística, 2023 será lembrado como o ano das picapes. Somente no primeiro semestre, já foram lançadas a terceira geração da Chevrolet Montana e a Ford F-150, sem mencionar as versões Limited da RAM 1500 e Hybrid da Maverick. No entanto, até dezembro, muitas outras novas caminhonetes chegarão ao mercado.
Quais novas caminhonetes serão lançadas em 2023?
Podemos listar pelo menos 5 novas caminhonetes que serão lançadas ainda em 2023. São modelos de diferentes tamanhos, faixas de preço e propostas, sendo a maioria delas inédita no mercado. Confira!
1- Nova Ford Ranger
O lançamento da nova Ford Ranger está próximo: a picape será lançada neste mês. Apesar de manter a plataforma da geração atual, a caminhonete passará por diversas atualizações, incluindo uma ampla reformulação no design da carroceria, interior redesenhado e dois motores inéditos, um 2.0 de quatro cilindros e um V6 de 3.0, ambos turboalimentados e movidos a diesel.
2- Chevrolet Silverado
No Brasil, o segmento de picapes realmente grandes foi esquecido pelos fabricantes por um longo período. Somente em dezembro de 2020, a Ram decidiu trazer o modelo 1500 para o país, seguida pela Ford com a F-150 neste ano. No segundo semestre, será a vez da Chevrolet lançar a Silverado. Ela chegará na versão High Country, equipada com um motor V8 6.2 a gasolina, que produz 426cv de potência e 63,6kgfm de torque.
3- Ram Rampage
Outra das novas caminhonetes com lançamento previsto para junho é a Ram Rampage. Completamente inédita, esse modelo compartilha a plataforma Small Wide 4×4 com o Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro. Assim como a picape da marca italiana, a versão americana terá uma carroceria do tipo monobloco, em vez de construção sobre chassi, mas será maior em tamanho. Será produzida em Goiana (PE).
4- Fiat Titano
A Fiat terá uma linha completa de caminhonetes com as novas opções que chegarão em 2023. A mais importante delas será a Titano, uma espécie de irmã gêmea da Peugeot Landtrek (lembrando que ambas as marcas fazem parte do Grupo Stellantis). Esse modelo possui uma construção sobre chassi e estreará um novo motor 2.2 turbodiesel na América do Sul. A produção será feita pela Nordex, no Uruguai.
5- Fiat Strada com motor turbo
Embora a Fiat Strada não traga tantas novidades quanto as outras caminhonetes da lista, ela receberá uma atualização importante: a opção de motor 1.0 turbo da família FireFly, combinado com uma transmissão automática do tipo CVT, nas versões top de linha. Será o mesmo conjunto mecânico que já equipa os modelos Pulse e Fastback. O lançamento está previsto para o início do segundo semestre.